terça-feira, maio 16, 2006

636

É um bom número, para começar um novo ciclo (e para aprender a enrolar decentemente cigarros à mão).
É o primeiro post escrito na cozinha, e aqui (esta vírgula, antes do "e" só acontece por causa dele, porque ele gosta de as semear nestas situações), mesmo à minha frente, com caneta e tee-shirt encarnada, a segunda metade loira de mim revê um livro que, brevemente, vai estar à venda nas livrarias (e com o original na mão, páginas marcadas com uma mola da roupa de plástico, também da cor do fogo, ri de vez em quando com as traduções selvagens de quem passou a prosa - página 401, vai na página 401 - de inglês para português; o prontuário ortográfico guardado na mala que repousa no chão xadrês, a mala oferecida por uma irmã de cabelos da cor do perigo - hoje, o encarnado persegue-nos, a mim, a ele e ao post -, e a mala fica muito bem no chão da cozinha de Santa Marta, junto a dois pares de pés descalços, fica bem porque é de uma das cores fétiche desta casa, o laranja - sofá, parede e azulejos desta cor, injustamente, conotada com um partido político, e apetecia-me aqui escrever uma coisa, mas não escrevo, demasiada informação magoa os olhos e, não, não era a confessar que já tinha votado nesse partido, não é que me orgulhe, mas, de facto, já votei e não faço segredo disso).
Mas estes são dias da cor dos Jacarandás que timidamente soltam um tom algures entre o azul, lilás e anil lá no alto (hoje, discussão acesa com o editor de fecho, o camarada que me ensinou que colegas são as putas, foi uma amena troca de impresões quanto à mania de eu teimar em escrever o nome das árvores em caixa alta; eu insisto que se escreve sempre com maiúscula e ele, a voz do grande jornalismo de investigação, diz-me que não. Explico-lhe: os Jacarandás merecem, naturalmente, são árvores maiores, mas nem é por aí, vendo bem, pensando um pouco, merecem todas, vêm-me à cabeça os Pinheiros, Araucárias, Magnólias, Plátanos, Choupos, Belas Sombras e os mal-amados Eucaliptos, todos eles, e as flores também, merecem maiúscula, e maiúscula, para ser um vocábulo coerente também devia levar caixa alta (há duas palavras, começadas pela mesma letra, a minha letra, que eu acho muito coerentes: "delicado/a" é uma palavra que devia vir embrulhada em bolinhas de plástico, e sempre que leio "delicioso/a" dá-me vontade de trincar a folha). Não levo a minha avante, na edição de amanhã, terça-feira, Jacarandá sai com minúscula, não convenci, nunca convenço, mas reitero: as árvores têm mais direito á caixa alta do que muito Manéis, Antónios, Marias e Vanessas que andam por aí a consumir desalmadamente e sem grande utilidade, o oxigénio que as minhas amigas que morrem de pé (a excepção é quando a câmara as manda serrar sem explicação - continuo à espera da replantação dos Plátanos da Viriato, os Plátanos que me matam de rinite alérgica durante esta época do ano, mas que, ainda assim, por uma questão de justiça, têm direito a maiúscula) produzem e oferecem, de mão beijada, todos os dias, por este mundo fora.
Dois dias consecutivos nisto: ele a rever os livros e eu a dar uma de fada-do-lar - estendi e tirei a roupa das cordas, lavei a loiça, passei a ferro. Agora, porque já estou à rasca das costas e da ciática, sentei-me aqui, à mesa da cozinha, ao meu lado estão os mortos da Teresa, e ainda me belisco, e olho pelo canto do olho, tento gravar todos os instantes no meu chip carregadíssimo, e ele é da mesma matéria: guarda a minha anca baiana empinada no estendal, as minhas costas cobertas de cabelo espetado, pela manhã, a preparem o biberon de leitinho cor-de-rosa da Carolina.
E agora perdoem. Mas os Amores-Perfeitos, as Heras, as Sardinheiras, Jasmineiros, Orquídeas, as Buganvílias, os Antúrios, os Bambús e a Hortelã Pimenta (hoje estou mãos largas, a dar maiúsculas a tudo o que se mexa) precisam de ser regados e, em Santa Marta começa uma nova era com o post 636.

5 comentários:

Isa disse...

começar é sempre bom. novas eras é o que se quer. tudo de bom, tu mereces. bjs

Anónimo disse...

Belo começo
o mesmo prazer de leitura

AnadoCastelo disse...

Realmente ler-te continua a ser um prazer. Mas isso já tu sabes.
Jokas

António Gomes disse...

Enrolar pode ser uma arte.

Á quem diga que tambem é um arco-iris-

Mary Mary disse...

E Dia leva as letras todas grandes DIA. E Diana também, DIANA!!! CAROLINA, TRALHA!! Leva tudo letra grande porque merecem destaque...

Começou uma nova era neste blog, e nem a propósito tenho uma música a tocar de Sérgio Godinho, "Primeiro Dia"!! Há coincidências nesta vida! :D

Já disse anteriormente e digo novamente BOM DIA para a DIA!!! :D