segunda-feira, abril 23, 2007

Leiria-Ralha

A noiva foi até Leiria, e Leiria pareceu-lhe menos feia, aliás, mais ou menos a meio da praça do centro histórico, onde procurava sem muita convicção uma caixa de brisas do Lis para trazer ao seu novo patrão – graxa danada, bem sei, mas o que fazer, a noiva tem destas coisas –, deliciou-se com o escafandro poisado no chão, à venda por 3500 euros numa feira de antiguidades ao ar livre, bateu no peito agradecida por mais uma imagem bizarra absorvida pelas suas retinas, e pediu até desculpa a Leiria por lhe ter chamado, há seis meses atrás, a mais feia de todas as cidades de Portugal.
É certo que o raio do vestido da noiva estava largo pelos nove quilos que a balança perdeu sem rasto nos últimos quatro meses (afinal não era assim tão chanfrada dos cornos por começar a dieta nas vésperas do Natal), é certo que não estava como esperado, como sonhado, com a magnólia e as tirinhas cor de vinho a caírem sobre a saia rodada – as madrinhas não disseram uau, o colar decidiu que não estava para ali virado e caiu sem graça sobre o regaço, apenas o véu, antigo, comprado no Ebay, deu um ar da sua graça naquele provador de um subúrbio de Leiria, onde há seis meses atrás um arco-íris rompeu pelo céu, junto à entrada para a A1.
A noiva foi até Leiria, e Leiria irá ficar no seu sobrenome, antes do Ralha, e só visto, nem dá para escrever o ar de espanto da funcionária da conservatória, em transe, quando o noivo lhe disse e voltou a dizer, não houvesse confusões, que ele é que ficava com o Ralha em último lugar. Leiria era uma cidade feia, não havia escafandro à venda no centro histórico que lhe valesse, nem mesmo o facto de o Leonardo, alegadamente, ter sido concebido algures em Leiria num hotel cujo colchão estava cravado de percevejos. Mas há apelidos averbados na certidão de nascimento que puseram Leiria no mapa de encruzilhadas que é a minha vida.

7 comentários:

José Pedro Viegas disse...

Passei por casualidade e fiquei admirador.
Belos textos, e um passeio divertido e aconchegante.
Parabéns!
Vale a pena vir a este blog.

[ t ] disse...

eu espero queeeeeeeeeee aconteça aqui um post antes de dia 29. NÓS MERECEMOS! risossss. tal como vocês merecem a felicidade. uma sorriso nos lábios e outro no coração.

baci!

ah... e...

UAU ;D

Carrie disse...

estou com a madrinha [t]. ja nao tens muito tempo amiga...
beijos e até já

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fim de Partida disse...

Muitos parabéns TIA. Beijos grandes para ti e para a Carolina!

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

No outro dia vimo-nos de fugida, mas foi quase como se nos víssemos todos os dias. Desde aí não me saíste da cabeça, hoje não parei de pensar em ti e qual amiga desnaturada não sei do teu nº de telefone...
Que as estrelas centenárias do jardim vos iluminem! Um grande beijinho neste dia tão especial