terça-feira, setembro 27, 2005

A branca é a melhor coisa que me aconteceu na vida

Eu não sei virar costas e deixar os loucos a falarem sozinhos.
A louca da minha rua quer conversa a toda a hora. Os comerciantes de Santa Marta proibiram-na expressamente de entrar nos seus estabelecimentos e a chinesa deu-lhe um enxerto de porrada por a ter apanhado a roubar shampôs.
Está a ressacar: "A branca é a melhor coisa que me aconteceu na vida", diz-me ela, convicta e com os lábios gretados. Há quatro dias que não se droga, porque não consegue roubar.
O pai é médico, rico, é dono do prédio do Largo de Andaluz. Às vezes prostitui-se, diz-me, enquanto vasculha numa pasta cinzenta fotografias da filha Mariana. Nessa foto a Mariana está ao colo da Mafalda, e a Mafalda tem dez quilos a mais e um grande sorriso aberto na face.
A Mariana é uma criança muito bonita, loirinha. "Às vezes pergunta à avó porque é que uns homens vestidos de preto me levam embora". Ri-se. Diz-me que não larga a droga nem pela filha, que já não há nada a fazer, muda de assunto rapidamente e diz que é cleptomaníaca, que rouba por encomenda - gosta de roubar queijos da serra que revende por cerca de 5 euros.
Está tuberculosa e tem sida. Dou-lhe dois cigarros, despeço-me e digo-lhe que não podemos voltar a falar por causa da minha filha. Ela compreende. Agradece o tabaco e deseja-me um bom dia.

2 comentários:

SGTZ disse...

Numa altura em que muito se decide - quer se queira quer não ainda pode fazer alguma diferença a figura que está no poder - é importante não nos esquecermos de que a realidade é dura.
"Bati com o carro", "Merda tenho um cano roto", "Que chatice não encontro roupa", "Zanguei-me com a minha namorada", etc, etc... e dezenas de outros dramas gravissímos...

Há mesmo quem não tenha grandes escolhas ou alternativas, há mesmo que nasça sem oportunidades, HÁ MESMO VIDAS FODIDAS!

fernando lucas disse...

o que dá intender é que mesmo que tenhas a oportunidade/escolha, pode acabar por acontecer a qualquer um.
a "branca" não escolhe estatuto social nem raças nem credos.