quinta-feira, novembro 03, 2005

Ressaca e lição de gramática

[post modificado; a primeira versão não me satisfez plenamente e foi nas filas de trânsito que separam a Estados Unidos da Viriato que surgiram as alterações, ao ritmo da chuva enxotada com força pelos limpa pára-brisas]

Espera-se que o dia nasça claro, ou então coberto de nevoeiro.

[pedi, de madrugada, pedi à santa da minha rua, um dia que me desse tudo de mão beijada, ou então, um que me escondesse as feições por entre uma espessa camada de névoa - um dia cheio de humidade, um que me matasse os ossos e me encaracolasse o cabelo]

Espera-se outra oportunidade de utilizar o pretérito mais-que-perfeito do Indicativo - um amor mais que perfeito não merecia ser conjugado em outro tempo verbal. Mas só me entram pela sala antiga, de gaioleira pombalina, verbos no pretérito imperfeito: era, sonhava, cantava, escrevia. Do pretérito perfeito, há um que badala, ensurdecendo: chorei.
Mas são todos pretéritos. Já foram, já eram. Não são mais.
Barraram-lhes o caminho abruptamente, de surpresa, montaram-lhes uma cilada quando iam a caminho de um presente feliz, e tolos, os verbos, nunca pensaram sequer no futuro, teimaram comigo que o que importava mesmo era um dia após o outro, com muita fome e com muita sede, como se o dia não acordasse na manhã seguinte. Nem com sol, nem com chuva, nem com nevoeiro.
Espera-se com todo o ser pelo castigo divino, deseja-se que o Deus do Antigo Testamento ande por cá hoje, espera-se que inflinja tanta ou mais dor a quem me fez (mais uma vez no passado) chorar com soluços (chorar com soluços é caso sério; dói nas entranhas, corta a respiração, limita os movimentos e anestesia o cérebro).
Espera-se. Espera-se pacientemente pelos dias melhores, com gargalhadas sonoras (espera-se uma comédia e uma sala de cinema escura e os vizinhos das cadeiras a mudar de lugar a meio da película, porque me rio demasiado alto e nunca páro de bater com a perna direita no chão, como se estivesse inquieta à espera de fazer uma prova oral - nunca fiz nenhuma e seria o descalabro; não sei falar, apenas escrever). Espera-se posts sobre a minha família cada vez mais minimalista e disfuncional; histórias que façam rir, e às vezes chorar, os meus leitores (384 visitas; para lá dos meus sonhos mais loucos).
Espera-se que, talvez mais logo, quando a noite cair, já se consiga descansar o corpo no sofá laranja - por enquanto, é impensável lá deixar emprestado seja o que for; foi ali que eu dei o meu melhor; foi ali que namorei meses a fio, foi ali que escrevi um amor.
Espera-se que, do outro lado, haja a decência de rasgar em mil bocadinhos uma carta escrita com letra miudinha, uma rídicula carta de amor, e já que a lua trouxe uma maré de súbita de determinação e o alarme da consciência disparou num dia que eu sonhei ser perfeito e para lá de feliz, espera-se que um x-acto risque sem piedade um CD que foi entregue por estafeta.
Espera-se tudo: que o cabelo cresça até ao rabo cada vez mais enfeitado de branco, que as unhas deixem de se partir para arranharem as costas de um amante e que as rugas se fixem no rosto com arte. Espera-se um natal feliz e uma árvore enfeitada em tons de cobre. Espera-se um sofá de outra cor, ou pelo menos espera-se uma manta para tapar o laranja que não me deu sorte. Espera-se uma cama nova, de madeira, rasteirinha ao chão, porque esta só me deu desgostos. Espera-se amigos que ainda não conheci. Espera-se pelos que conheço há décadas e que estão sempre lá para contrariar a minha bipolaridade. Espera-se um amor incondicional, um que bata à porta deste blog, que entre pela janela sem ser chamado, como o outro, o que era (pretérito imperfeito) mais que perfeito.

Espera-se tudo de bom, tudo de mal. O que não se espera é que passe amanhã, ou para a semana, como das outras vezes.

9 comentários:

Anónimo disse...

Este texto está demasiado sofá laranja. Esperamos um texto com sofá de outra cor. (Foi um sofá de muitas horas em pessoa só?)

fernando lucas disse...

a minha profissão é ser ideiota, sim pagam-me para isso...
posso dar uma ideia, (se calhar não é nova) acho irias agradar muitos fãns. que tal usares os teu poderes para escrever um livro on-line.
"uma página por dia" bom tema e boa ideia para um livro não?
dia...Dia
hei!? hei!? hm?! hei!? ;)

Anónimo disse...

Sim. Cá estamos, os amigos, para ti. Sempre q precises. Para qdo te apaixonares de novo. Com toda a tua alma (que é a única forma de amar...) Pelo homem certo, ou pelo errado. Eu sei q nestas alturas, o q não queremos ouvir, são conselhos... mas como já sou tua amiga há uns anos... deixo-te um: À cautela, não te aproximes sequer dos q não estão completamente disponíveis p ti (p não correres riscos), pq esses, por experiência (minha, tua e de tantas outras mulheres), acabam por um dia deixar de nos dar até aqueles momentos em que nos faziam sentir especiais. Eu sei q a adrenalina dos amores impossíveis nos puxa para eles. Mas eles são como uma droga.. sugam-nos o que temos de bom e vão-nos deixando o coração cada vez mais duro. Cabe-nos, por isso, dizer NÃO. Não vou mais dar a quem não merece receber. Porque tu mereces ter mais do que um pouco. Mereces ter TUDO. Porque dás tudo.

fernando lucas disse...

faço minhas as palavras da M. por muito que custe, vais ter que dizer não.
e do que eu sei a teu respeito, fácil fácil alguém encontrará.
não serás tu a procurar o "príncipe encantado", mas será ele a te encontrar...
e bola pra frente!

Mary Lamb disse...

devo comentar? Por agora, deixo-me ficar. A pensar que mereces mais do que quem não te vê.

Anónimo disse...

a M. tem razao... custa-me dizê-lo, mas a verdade é que tu mereces uma pessoa que te dê o real valor que tu tens. Mereces uma pessoa que faça tudo por ti já que tu fazes tudo por aqueles de quem gostas,e é nisso que tens de pensar, dar tudo por quem dá tudo por ti.
um beijinho maninha

Dia disse...

Obrigada amores mais lindos.
Hoje vou tentar escrever alguma coisa menos deprê.fro

Mary Lamb disse...

linda, escreve deprê, ou não. Não interessa. Só precisas de saber que há cada vez mais gente a ouvir-te, a entender, e a apoiar. Beijos e muita paz. E vai passar tudo. Mais depressa do que possas imaginar. Passa sempre, não é?

Mary Mary disse...

Este post está de arrepiar.

Já vai um pouco atrasado este coment. Espero que tenhas chorado tudo. Espero que o Sol volte a brilhar para ti mais cedo do que pensas.

O mundo torna-se pequeno e percebemos que há muitas pessoas que sofrem como nós. Mas tu tens um pouco mais de sorte que nós. E sabes qual é? A tua pequena Ralha que é linda. Os filhos são as pessoas que dão mais forças. E no meio de tanta tristeza, um simples sorriso, uma asneira, um adormecer ao colo, ou um simples olhar nosso ao vê-los a dormir são logo momentos de paz.

Não passa esta semana e se calhar nem este mês. Mas os amigos estão lá para ti. E tens muitos como se prova...