terça-feira, janeiro 03, 2006

Porque

Porque cheguei a casa às nove e picos da noite e tive que levar com o chorrilho já costumeiro do que tipo de mãe quero ser, porque nunca chego a horas de dar o jantar à miúda, porque nunca, sequer, lhe fiz uma sopa, porque saí aos berros de casa, porque até me esqueci de ir ver o Natal com a Carolina à avenida de Roma e fui pelo túnel e ela ficou triste, porque trabalho como uma parva para levar 1000 euros para casa, porque depois de pagas as contas, comprado o tabaco e as fraldas sobram-me 300 euros para sobreviver, porque já deixei de almoçar, porque estou em défice estrutural, porque o fantasma disse-me "ele ainda gosta muito de ti", porque ela me disse que já sonhou que lhe dava um estalo apesar de não o conhecer, porque ele sorriu e foi simpático, porque se calhar ele lê, ainda cá vem, porque, um dia qualquer, ainda escrevo qualquer coisa bela e consigo-o comover, porque, quem sabe, ele se aperceberá que eu não fiz nada, porque tenho saudades, porque era um bom amigo, porque o coração parou por momentos ao chegar ao Campus do Politécnico de Setúbal, porque, na volta para Lisboa, olhei para o conta-quilómetros e marcava 190, porque tenho saudades de ter um carro potente, porque quero guiar um Twingo outra vez, porque a velocidade me deu sono, porque tive medo de adormecer na autoestrada, porque não durmo há muito tempo, porque ainda tenho que deitar a miúda, porque tenho que tirar a roupa da corda, porque há uma máquina inteira para estender e que está a ganhar mofo no tambor, porque tenho que ir secar o cabelo, porque vocês não têm que levar com isto, porque eu às vezes fico desesperada, desesperada a sério, não é como as giraças da série das donas de casa que vivem em casarões nos subúrbios, porque não vou ao cinema há um ano, porque não leio um livro inteiro há não sei quantos meses, porque, porque, porque, de repente, não mais do que de repente, como no Soneto da Separação do Vinicius (corta os pulsos com este, Carrie) não consigo escrever sobre casas e anúncios classificados.
Lamento.

13 comentários:

Isa disse...

caga nas casas e nos classificados. escreve o que te apetecer e se n te apetecer n escrevas.

e mais n sei o que te dizer mas deixo-te um beijinho na esperança que tudo se resolva. pq o tempo tudo cura. pq há por aí mta coisa boa á tua espera. pq tens uma filha linda que ainda te vai dar muitas alegrias, porque n estás sozinha no mundo e tens certamente uma mãe que te adora e que tudo faz por ti apesar de às vezes poder estar mal disposta. porque ela está no seu direito, porque tens amigos, porque tu tens tb o direito de ser feliz, com quem te faça feliz.

Isa disse...

e mais, tá altamente este post. gostei mt, apesar do que senti qdo o li. mas há quem diga que é nas crises que se escrevem as melhores obras.

Força!

+ Beijos.

Carrie disse...

Por ti fui à prateleira buscar o CD que está guardado há mais de três meses. Por ti li as letras que ainda doem, mas já não me fazem cortar os pulsos, porque ninguém merece que o faça. Por ti mudei de poeta, porque o Vinicius por muito bonito que seja, devia trazer em cada livro, em cada música, uma etiqueta com as doses máximas recomendadas. Por isso, por ti, muda também.... de vida:

Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver
Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver
Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

PS: E quanto à prosa... olha, assino por baixo do post da Isa.
PS2:Por que raio queres que eu corte os pulsos?!
Xbox: Sim, já sei vou escrever para o meu quintal.

Anónimo disse...

acho que só te posso ajudar c o twingo.. e n sei se dá 190 :)
quanto ás donas de casa (pouco) desesperadas seria facil se fosse mesmo assim nao era?...

Dia disse...

Mulheres mais lindas,
Não se preocupem, foi só uma neurazita pequenina.
Mas eu queria esrever um post bem giro e só me saíram estas palavras de dona de casa desesperada.
Mas a roupa estendeu-se na corda sozinha, como que por magia, a Carolina adormeceu logo, uma reportagem da Sic Notícias tinha as variações Goldberg de banda sonora, acabei um livro, afdormeci cedo, nem tive sonhos malucos, porque o Tiago respondeu ao meu e-mail de protesto, hoje, já está tudo melhor.
Mas obrigada pela solidariedade. Sabe bem acordar com as vossas palavras de apoio.

PS - Carrie, amora, eu não quero que tu cortes os pulsos, mas sei que estás em desintoxicação de Vinicius, e para mim, aquele é o soneto mais triste e quando escrevi o "de repente" lembrei-me dele e pensei logo em ti.

PSD - Xbox é muito bom.

CDS-PP - Qui Qui, mana adorada e saudosa, cafézinho hoje?

Anónimo disse...

Fdx.........
.
C..r..lho....
.
Cheguei de férias e tive de cá vir.......logo para apanhar com os porquês!!!!!!!!!!
.
P..rra se a minha ex... ficou assim depois de ........vou ter que ir a Fátima a pé,umas duzentas vezes usando cilícios!!!!!
.
Olha..... um gana "annus marabilis" para ti.......
e parte para outra.......
.
São os desejos do grunho analfabeto

MPR disse...

E se este blog não servir para poderes desabafar o que precisas, mesmo que seja uma neura momentânea, não sei para que serve...

da. disse...

...tudo a seu tempo, tudo a seu tempo...tem calma...o que virá, virá..e amanhã talvez seja o dia...

[ t ] disse...

hoje de manhã querida. também as neuras conjuntas (conjuntas, porque dasse...) entrei no autocarro e o senhor motorista com o seu radiozinho a pilhas (não as do vibrador, não sei o que me passou para dizer isso, mas concordo, do vibrador não devem sair!) e os evanescence começam. eu pedi: ósáxafôr ponha mais alto. e cantei baixinho pra ti. ahh sim! a minha mãe já me quis internar umas quantas vezes.

Anónimo disse...

Não tenho um Twingo, mas tenho um Astra 1.4, a gasolina... podes ir dar uma voltinha desde que o tragas inteiro... para lhe "abrir o motor" que o desgraçado desde que veio para as minhas mãos raramente dá mais de 90... E podes deixar a Carol lá em casa para ires ao cinema ou ao teatro...

Mary Mary disse...

Tiveste uma neura e já passou. Ainda bem. Tu és uma FORÇA da natureza. E não há muitas pessoas assim... És um espectáculo! E adoro vir aqui ler e reler o que escreves. E vou aguardar o "Porque II" animado que sei que vai saltar um dia...

Anónimo disse...

sim,cafezinho hoje!
gmailas-me?

Dia disse...

David, que surpresa!

Eu, aparece para bebermos um copo no Sábado. Ah, e eu já estou noutra, não te preocupes. Quando fores a Fátima, apita, dividimos a gasolina, quero ir comprar uma nossa senhora de Fátima meteorológica made in China.