quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Os pequenos salazares

Tenho melhor que fazer. Tenho, por exemplo, que contestar a multa de há dez dias atrás e convencer o Director Geral de Viação que fui autuada injustamente (o sacaninha do polícia vai levar na próxima lua cheia com o feitiço da impotência e ai de mim que dou em criminosa se descubro que viatura conduz ele, aqui na pacata rua de Santa Marta).

E eu até nem ia escrever sobre o referendo para não me chatear com os meus amigos do sim. E só o fiz porque sofro de stress pós-traumático, apesar de nunca ter interrompido a gestação de um filho meu. Sofro 15 anos depois da tarde na saleta da Paula e da descarga do autoclismo e choro descontroladamente pela minha irmã que não nasceu.

Irrita-me, sobretudo, que o post mais abaixo seja o mais comentado deste blogue, suplantando um dos mais bonitos e mais bem escritos desta horta (este).

E depois tenho o comentário do Filipe a dizer que aquele foi o primeiro texto do (T)ralha que detestou, e isto apenas, presumo, porque tenho o azar de não pensar como ele, e há ainda o telefonema do Trigo de Abreu, o desaparecido Trigo de Abreu, o muito saudoso Trigo de Abreu que, por acaso, não leu o post das três dezenas de comentários, mas que ficou pessoalmente desiludido com esta sua amiga por ela no próximo Domingo ir desenhar uma cruzinha na opção Não. Debaixo de uma chuva torrencial ouço que sou irracional por votar não, que afinal não sou tão boa pessoa como penso que sou, porque tenho o desejo mórbido de ver mulheres na cadeia.

Há um pequeno Salazar em cada um de nós.

16 comentários:

Anónimo disse...

hoje vi o irmão paulo. isto para mudar de assunto.

Isa disse...

ó Dia, caga nisso. o teu texto é lindo, agora percebo..., e expressa uma opiniao a qual todos temos direito ou entao n nos chamariam pra votar. azar de quem n compreende. eu n acho difícil. pessoalmente este foi o teu texto mais bonito, sorry, ainda que triste. e é uma pena n ser mais divulgado. mas enfim, isto pra te dar mais uma x os parabéns. plo texto, independentemente da declaração de voto.

Leonardo Ralha disse...

Bem-vindo ao mundo da "democracia". Aquela "democracia" em que tens liberdade de expressão para tudo aquilo que vá de encontro às crenças e opiniões dos "democratas". Algo diferente - e mais difícil, sobretudo - é a verdadeira democracia.

mir disse...

Concordo que esse texto "mais abaixo" está lindíssimo mas não duvido que haja melhores.
Pela parte que me toca o que leva a que seja tão comentado vem precisamente do facto de tudo fazer sentido até à conclusão: o sentido de voto (que não me parece coerente com o resto do texto e, pelos vistos, a outros também não). Mas pensa também que é mais fácil comentar quanto se discorda, quando se sente uma voz a indignar-se cá dentro, do que quando, como acontece com outros textos, simplesmente se fica sem palavras...
Haverá sempre pequenos 25 de Abril!

Blondie disse...

Jovem de 16 anos. Grávida de um parente. Abortou. Foi denunciada pela família e investigada. Por polícias com mais do dobro da idade, olhando para todos os cantos (privados) da sua curta vida.
Em Portugal é permitido matar fetos até às 24 semanas se: sofrerem de deficiências profundas, forem resultado de violação ou colocarem em risco a vida da mãe.
Qual é a diferença na sacralidade da vida? O feto deficiente é de segunda categoria. O feto saudável da violação é de terceira. E o feto que pode matar a mãe é sacrificado por causa dela.
Nesse caso, a vida da mãe vem em primeiro lugar.
Nos outros casos, a mãe é uma hospedeira e a sociedade tem direito à vida do feto. Só não lhe liga nenhuma quando ele nasce.
Há umas décadas, muitas mulheres faziam 20 e 30 abortos numa vida. É difícil imaginar...
Não julgo quem tem opinião diferente da minha. Mas espero de quem vai votar "Não" uma luta desenfreada para que o aborto volte a ser completamente proibido. O que eu não aceito é que a vida seja sagrada quando é opção da mãe, mas já seja descartável quando é decisão do médico. Esses fetos não merecem protecção penal? E os fetos excedentários das fertilizações in vitro, não merecem também? E os fetos que desaparecem com a pílula do dia seguinte? Também não.
Fora disto: love u still.

Isa disse...

pá mas quem é que é coerente nos dias q correm? Isso da coerencia é mt lindo na teoria. além de que n acho nada nada que o final seja contraditório ao texto, enfim, opinioes.

Como diria o Mexia: somos todos mt democraticos, respeitarmos a opiniao do outro qdo é diferente da nossa é que sao outros quinhentos. e isso é triste, acrescento eu

oldmirror disse...

Para além dos pequenos salazares que há dento de nós, há ainda uma enorme necessidade de nos sentirmos...na "moda".

old-mirror.blogspot

[ t ] disse...

e por falar em moda, este sábado como é gaja?? haumm? :)
(fica este, só para não dizeres que eu não disse que não visito a tua caixa de coménts)

- mais logo fujo ao senhor que me obriga a trabalhar e vou pôr uns troquinhos na gaita nove três.

Anónimo disse...

Para mim, sinónimo de Salazar é a frase: "Eu não lhe admito!". Assim sendo, continuamos de facto rodeados de inumeros salazarinhos...
Assim sendo, um dos grandes triunfos do 25-do-Quatro - que é para dar uma no cravo e outra na ferradura - foi ter (quase) acabado com essa prepotência.

Resultou daí que ninguém tem o direito de admitir ou deixar de admitir, ao nível das opiniões, o que quer que seja.

O Não admito! é das coisas mais salazarentas que persistem e perdurar. É ingerência mental.

Um Beijo!

Goiaoia disse...

Sim, e este sábado... Cumé que é?

[ t ] disse...

o andré também?

ai!

quem é o andré? e porque reclama o sábado? hãhã

Isa disse...

eu n admito que me insultem e caguei se é salazarento!

Goiaoia disse...

Mas ó minha querida Isa, num ten outo remédio.
Aos insultos, hoje em dia, responde-se ou com insultos ou com um processo em cima.
Num há outro remédio... A num ser que se queira fazer disso um caso de polícia. De outro modo têm de ser engolir. Que se pode fazer? Mandar prender? Proíbir? Erguer o Indicador em riste e vocíferar??

Para o Bem e para o Mal, pois, tens de admitir.

p.s. num te ofendi, pois não?

Anónimo disse...

A tua opinião é tão válida como a minha, agora eu quando leio um texto não me deixo convencer apenas pela agilidade da pena. Não gostei do post, detestei o conteúdo, mas continuo teu fã...

Filipe

Anónimo disse...

O desaparecido Trigo de Abreu, o muito sudoso Trigo de Abreu acha pouco elegante que escrevas coisas que ele não disse ou que escrevas coisas que te disse só a ti.

Beijo,

fta

Dia disse...

Curioso que nunca te chateaste antes, quando eras leitor assíduo e dezenas de posts falavam sobre ti. Quando o assunto não era o meu voto não no aborto. Desculpa, meu caro, mas o assunto morre aqui. Eu acho mto deselegante dizerem-me que eu desejo mulheres nos calabouços. Eu nunca disse que os do sim queriam crianças aspiradas ao pequeno-almoço... É a diferença.