segunda-feira, novembro 06, 2006

Emergência

Gosto de escrever Estefânea. À moda antiga.
Era uma menina, veio de Sigmaringen para casar com D. Pedro V, o Esperançoso, e quando cá chegou indignou-se com a javardagem que por aqui se passava, ao ver crianças e adultos coléricos amontoados indiscriminadamente nas enfermarias nauseabundas. E, então, como era pequenina e franzina, mas não era de modos, pegou no seu dote de casamento e disse ao maridinho com o seu sotaque germânico: toca lá a fazer-me o gostinho e construir um hospital pediátrico.
A pobre Estefânea morreu pouco depois, ainda criança, não chegou a ver o seu hospital de pé.
Eu visitei-o pela primeira vez na passada sexta-feira. Passei lá 18 horas. Não me quero armar em Jack Bauer, no genérico do 24, mas foram, talvez, as horas mais difíceis da minha vida. Foi a primeira vez, em quase três anos, que entrei numa urgência.
Encheu-me de orgulho, a pequenina. Não chorou quando a picaram, esteve sempre muito serena. No fim, disse, aos enfermeiros so SO, "Obrigada a todos" e despediu-se da cama onde esteve a soro um dia inteiro com um "adeus caminha".
No rápido caminho até casa, descobriu os semáforos: os meninos vermelhos, os meninos verdes, mas gosta sobretudo dos intermitentes, que ainda não decidiu se são amarelos ou cor-de-laranja. Mas, no Fiat, no semáforo do Largo do Andaluz, houve uma emergência, a minha, saí daquele pesadelo de mais de 24 horas quando ela cantou, muito pálida, com olheiras até ao queixo, roxas: "ser amigo dos animais é fácil".
Agora, estou eu doente. É mais que justo.

4 comentários:

Mary Lamb disse...

Fica bem depressa. E ainda bem que a COR continua a ver as coisas com os olhos lindos de uma criança, mesmo depois de tanto tempo no hospital... Sei como é difícil...

Anónimo disse...

Gosto. Gosto da música, gosto da letra, gosto dos significados e dos significantes, gosto do escuro e da luz, gosto do drama e do desespero, gosto da felicidade e do exagero...Gosto. Gosto há muito, mas só o agora posso escrever, Gosto.

AnadoCastelo disse...

Meu Deus calculo como deves estar, mas com certeza o pior já passou. Se precisares de alguma coisa é só dizer um grande beijinho e as melhoras da loirinha.

A. Pinto Correia disse...

Lamento que tenhas estado doente. Desejo-te naturalmente rápidas melhoras.
Beijo