sexta-feira, maio 05, 2006

Revê a minha vida toda

Revê a minha vida toda.
Suprime parágrafos inteiros se for preciso, elimina delírios que não acrescentam nada à história, semeia pontos finais que eu não tenho nenhuns em stock já não sei há quanto tempo, passa o cortador de vírgulas pelos campos floridos da minha história, põe-me os pontos nos ii, assinala a caneta encarnada, com pontos de exclamação, a mania inexplicável e analfabeta que tenho de escrever “trancinhas” com cedilha (e eu sei que gostas de reticências: na última página, na última frase, colado à última palavra, tens autorização da escritora para fazer uma orgia de três pontos colados uns aos outros e não vou queixar-me à editora da desvirtuação do original, agrada-me a ideia de a história ficar em suspenso, de não acabar nunca.)
Dorme com este livro à cabeceira, não o revejas com pressas, não aguarda publicação, não vai nunca descansar a lombada nos escaparates das livrarias, nem será autografado numa qualquer edição da Feira do Livro – revê bem, porque só há uma edição, de autor, e tem capa de couro, como tu gostas, centenas e centenas de folhas cosidas umas às outras com linha branca, foi impresso em papel de 75 gramas por metro quadrado numa tipografia velhinha e farrusca da Mouraria, foi um homem sábio de olhos azuis, cabelos crespos muito brancos, gengivas cor-de-rosa e bata cinzenta pintalgada de negro, quem montou as letras de chumbo, com amor, num tabuleiro, e depois as forçou a abraçarem-se às folhas num beijo quente, e fez isso porque eu o mandei, porque eu quero que este livro possa ser lido com os olhos, quando há luz das lâmpadas ou do sol, ou pelo tacto, com as cabeças dos dedos, quando a noite cai e os dias começam.

6 comentários:

[ t ] disse...

Tentou sair devagarinho mas a ferros mas veio. Este é um dos melhores. A capa deixa de ser negra e passa a ter todas as cores de emoção.

FMS disse...

Alguém bateu no nervo certo ao amar as rochas.

ffidalgo disse...

"agrada-me a ideia de a história ficar em suspenso, de não acabar nunca" (reticências)
Isso é giro.(giro de bom mesmo!)

Isa disse...

touu ctg T, 100%. bjs mil

Anónimo disse...

Tenho-me contido, não sei bem porque razão...(lá está a dita orgia de três pontos) mas desta vez não consegui ficar calada. Tenho pena que a sua prosa não aguarde publicação... ia dar prazeres... literários a muita gente. Continue Diana, nem que seja só em blog...

Dia disse...

Continuo sim. Em blogue. E se o revisor fizer muita questão, até escrevo para os escaparates das livrarias.
(É sempre um momento bonito, quando um anónimo sai do casulo)