quinta-feira, janeiro 05, 2006

Encruzilhada

De tempos a tempos, dá-me para pensar nisto.
E hoje ao almoço dizia ao ex-marido: “Abre um restaurante comigo”. E ontem, de manhã, dizia à Magui: “Abre uma empresa de reabilitação urbana comigo”. E transanteontem, segredava a um draft da (T)ralha, “Eu sei a vida não é só isto. Que os dados estão lançados, que é mesmo assim, se eu não passar por aqui não recebo os dois contos, não descarrilo para o caminho que os deuses reservaram no dia em que teimei agarrar-me com força ao ventre da Magui. Eu sei que vou honrar o nome dos meus avós. Eu levo os dias a pensar nisto. Que, neste momento, eles não teriam nada para falar com orgulho de mim, como o taxista que me levou à Lapa e contou com os olhos brilhantes que o filho único, 28 anos, engenheiro informático, ganha 3.496 euros numa multinacional de consultadoria, que pratica bio-dança (seja isso o que for) e que ainda canta num coro - ainda o mês passado esteve no Funchal. Eu levo uma vida fácil. Não faço nada grandioso ou altruísta. Não estudo, não leio tanto como devia. Nunca lhes chegarei aos calcanhares, nem com pacto com o demónio eu chegava onde eles chegaram, e eu parti em vantagem, não faz sentido. Mas eu quero honrar o nome dos meus avós”.
O que é que eu sei fazer na vida? Há quem faça casas, há quem limpe casas, há quem destrua casas, há quem não tenha casas (isso é coisa que não falta lá em casa).
Há quem prenda ladrões, há quem roube lojas chinesas, há quem durma tão cansado, nem um beijo os estremece (agora veio-me esta do Sérgio Godinho), há quem varra ruas, há quem lave escadas, há quem grelhe hambúrgueres, há quem masturbe homens de aspecto decente em vãos de escada (está-me a dar forte e feio para o plágio), há quem lute e ao lutar veja o mundo andar para a frente (mais uma vez o Sérgio).
Eu faço redacções. Composições. Sou a notícia de ontem que amanhã forra o caixote do gato ou do lixo, sou a cama da castanha assada.
Estou numa encruzilhada.

11 comentários:

Anónimo disse...

oh amiga isto, as vezes tb me sinto assim e nos dias que levo ainda mais isso me atormenta...não faço nada de que me possa orgulhar...por enquanto...

Dia disse...

Meu amor...
Por aqui? Que surpresa boa, "bacana"! A Mar, caros leitores, é um anjo de olhos de cor de burro quando foge.

Anónimo disse...

Esta caixa de comentários tem mais para dizer que muito bom blog por aí espalhado! ás vezes, meu amor, é preciso mudar de vida!
D

Dia disse...

Eu gosto de posts com vida própria, gosto de posts dentro de posts, por isso é que gosto do tonto adorável do Eu, e abri ao calhas a agenda literária pirosa que me enviaram, e calhou-me este poema do Michael Drayton, diz assim: "Se não há nada a fazer, então um beijo e Adeus". Talvez tenha que ser assim. As resoluções de início do ano chegaram com um atraso de cinco dias. Logo no ano em que eu teimei que não haveria resoluções.

MPR disse...

Tu és a noticia que hoje interessa, tu é a conversa de café de amanhã, tu és os 15 minutos de fama, o orgulho recortado de quem, numa moldura pirosa põe o teu texto e diz: hoje falaram de mim, hoje falaram da minha rua.

Mary Mary disse...

Tu numa encruzilhada? NUNCA!!! Olha quem...

Uma coisa em ti que os outros se orgulham? Seres quem és, nem mais um pouco nem menos... Seres simplesmente tu! E a prova de que és alguém de facto são as pessoas à tua volta, os teus amigos e até estes ilustres desconhecidos que aqui vêem todos os dias ler-te... Eu falo por mim e digo, obrigada por seres quem és!

Carrie disse...

Antes numa encruzilhada do que num beco sem saída. Virar à esquerda, à direita, voltar para trás ou seguir em frente… a decisão é tua e só tua. É isso que torna isto, a vida, realmente divertida. 'Round and 'round and 'round it goes. Where it stops nobody knows…

Filipe Simões disse...

À alturas em que nós nos sentimos uns inuteis,mas tu tens grande valor e és boa naquilo que fazes e naquilo que escolheste fazer.
Só deves-te orgulhar na maravilhosa pessoa que és e nunca te condenes.
Levanta a cabeça e sorri...
Beijinhos.

Anónimo disse...

Uma das minhas músicas preferidas (a do Sérgio). Como tenho a mania do promenor, não posso deixar de fazer um pequeno reparo: há quem durma tão cansado, nem um beijo os estremece, de manhã acordarão p'ra o que não lhes apetece. Haverá melhor gajo para dizer tanto com tão pouco?

Dia disse...

Obrigada, caro anónimo, já alterei. é uma das minhas favoritas também, apesar de ser muito ressaca do 25 do 4. "Lá em baixo ainda anda gente apesar de ser tão tarde, há quem creça no escuro e de dia se resguarde".
Está a passar neste momento. Estava a passar no preciso momento em que recebi o comentário de vossa excelência na minha conta do gmail.

Isa disse...

pq é assim mesmo. pq as vezes temos de levar na tromba para acordar, pq vivemos o que precisamos de viver, porque é isso que procuramos por pior que nos pareça. e o bom disso tudo é aprender a lição e seguir em frente. cabeça levantada pq o melhor está por vir e tu mereces o melhor. n DUVIDES!
eu acredito no Universo e que ele conspira SEMPRE a meu favor. por mais que as vezes lhe chame cabrão baixinho por me fazer sofrer. mas se n sofremos n aprendemos. mais vale aprender e VIVER. e podes crer que nessa encruzilhada tu saberás qual o caminho aseguir. sabes sempre, sabes tudo!