quarta-feira, março 01, 2006

Carta para ti [que caminhas nas águas]

Abateram o bosque atrás da minha casa, era um bosque pequenino, teria, talvez, quinhentos metros quadrados, não mais, não teria mais, e eu nunca sei o nome da rua. É a rua da Cocas, a cadela mais amiga que eu algum dia conheci, que atravessava as ruas pela passadeira, parava, olhava para um lado e depois para o outro, a cachorrita que me acompanhava às oito da manhã até ao Rainha D. Leonor, e namorava com o cão preto perneta do talho de Alvalade, amor como aquele eu nunca vi, andavam sempre juntos, a cadela Serra da Estrela, de olhos meigos e pelo raso (foi a única Serra da Estrela de pelo curto que eu vi, ao vivo, fora dos posters pregados com pionaises nas salas de espera dos veterinários) e o arraçado de labrador de três patas.
A Cocas morreu há muito tempo, o cão preto, cujo nome eu nunca soube, morreu logo a seguir. A Catita vivia na rua da Cocas, vivia na casa da Cocas, e ainda mora na casa da Magui, já ninguém sabe quantos anos tem aquela gata cor de café com leite e olhos verde água que, num final de tarde veio atrás de mim, até à porta 22, e decidiu que estava farta da vida da rua, que queria quatro paredes a protegê-la e uma vida santa, de comida assegurada.
E por falar em santa, atenção, eu não falo de Santa Marta: falo da minha casa de nascença, de uma rua de vivendas dos anos 50, onde a Cocas e a Catita viviam, uma rua protegida pelos gigantes, os arranha-céus de dez pisos onde eu cresci, uma rua que agora é cobiçada pelos que têm dinheiro fresco, vindo sabe-se lá de onde, os que querem uma casa à la maison, com janelas à la fenêtre, e as janelas têm sempre portadas, verdes, e, de preferência, têm, também, um painel de azulejos à entrada. São pessoas que não respeitam nada, que não se importam de pagar meio milhão de euros para ter aquelas quatro paredes, mas que abateram, sem pestanejar, o bosque atrás da minha casa, para construir uma garagem.
Eu sei que vão ampliar a casa com mais uns pisos para cima e para os lados, e isso foi naquele dia, cortaram os cedros e os aloés em flor, e agora o bosque atrás da minha casa é apenas uma recordação.
E eu escrevi num papel, num papel qualquer, o verso de uma impressão a laser de um telex da Lusa, eu escrevi que não havia direito, e no bosque vive agora uma retro-escavadora, e isto foi no dia em que o teu irmão partiu e eu não quis escrever aqui na (T)ralha, porque já ninguém atura o meu amor pelas árvores, porque até eu me acho ridícula.
Mudei o itinerário, já não passo mais por ali, vou fazer o meu luto, vai ter que passar muito tempo até eu conseguir passar por ali. Tenho que esquecer os aloés e os dois cedros que tapavam a fachada da casa, e a casa é feia, o bosque tapava a casa, porque a casa tem vergonha de ser tão feia, e eu pus o papel dobrado em quatro na ranhura que dizia Correio, eu roguei-lhes pragas, eu escrevi palavrões, mas aquele era um dos jardins mais bonitos que eu vi e acabou assim, sem aviso, e eu chorei baba e ranho naquele fim-de-semana, eu nem liguei o computador para não verter mais lágrimas.
Agora, vou fazer inversão de marcha à Gago Coutinho, não venho pela rua das casas e dos pequenos bosques, nem sequer passo pela casa cor-de-rosa que está abandonada desde que eu nasci, não lhe vou dizer bom dia, de manhã, e boa noite, quando venho do jornal. Namoro com ela há muito tempo, digo-lhe: um dia serás minha, e isto é um sonho, é um sonho como outro qualquer, o meu tio Manuel diz-me que está à venda por 1.250 milhões de euros, tem projecto aprovado para três casas, e eu nunca vou ter dinheiro para a comprar, e eu nunca iria construir três casas, porque, assim, tinha que matar o bosque, e eu não tenho direito de o matar, e eu acho bizarro e penso muito na razão que leva os seus desleixados proprietários a deixarem-na, assim, abandonada, ao frio e ao sol, com os vidros e as telhas partidas, mas preocuparem-se em cortar a relva e as sebes do gradeamento, matematicamente, de três em três meses, e este ritual é assim, sagrado, há anos e anos e anos.
Às vezes paro o carro, espreito, imagino o meu bosque, como seria o meu bosque, e tudo o que eu te posso dizer é que eu espero que lá em cima eles tenham bosques como o dos meus sonhos, e quando chover outra vez, e eu sei que vai chover, doem-me muito os joelhos e a mão, a que ficou doente por um amor que não vingou, sei que é o teu irmão que está a lavar a sua nuvem, está nas limpezas, nas mudanças celestiais.
E eu rezei por ele, rezei por ele assim que te li, fiquei zangada, as mãos gelaram, apeteceu-me gritar, discutir com os deuses, depois, mais calma, revoltada, mas mais calma, pedi à minha santa para ela cuidar dele, para ela cuidar de ti, mandei o anjo da guarda, o que dorme à minha cabeceira e que se materializa, todas as manhãs, no pardal que está na floreira dos amores perfeitos, pedi para ele ir dormir umas noites nos teus lençóis, pedi um milagre, um lavado a sabão azul e branco, pedi por dias melhores, pedi um GPS qualquer, um que nos oriente, a todos, até dias mais felizes.

4 comentários:

Isa disse...

lindo... a sério. lindo demais... sorry, mas fiquei mm sem palavras. bjs mil.

Mary Mary disse...

Brilhante, escreves como ninguém. Fiquei arrepiada ao ler o amor que tinhas por aquele bosque.

Havia uma casa onde viveu a minha bisavó, onde eu vivi por uns tempos. Foi naquela casa, na janela de esquina que quando eu tinha meses de idade fui abençoada pelo Papa que passava. Não me lembro de nada como é óbvio, e apesar de já não ser católica é uma história que me lembro com muito carinho. Mas um dia a casa vem abaixo e foi substituída por um prédio modernissimo. As janelas desapareceram e no lugar delas surgiu uma loja de banheiras de hidromassagem. Custa horrores passar por lá e ver aquilo. A minha avó nunca mais conseguiu passar por lá. Um sítio onde temos as nossas recordações não devia simplesmente desaparecer só porque sim, só porque dá jeito aos tubarões construirem coisas mais rentáveis. Fico revoltada, mas enfim... Tudo passa, tudo acaba de passar (tento convencer-me disto).

Maria disse...

Dia,

foi o mais lindo post que li desde que comecei a passear pelo quintal!
Beijos.

[ t ] disse...

até dias mais felizes(...)